Você sabia que existe uma data para montar a árvore de Natal? Segunda o a tradição cristã, a árvore deve ser sempre montada no primeiro domingo do Advento. O Advento é um tempo de preparação e alegria, esperando o nascimento de Jesus Cristo. Esse período compreende quatro semanas anteriores ao Natal. Em 2022 essa data cai em 27 de novembro!

Mas se você não segue a tradição cristã, não precisa se prender! Monte a sua árvore quando for mais confortável para você, seja logo no início de novembro para já entrar no clima natalino ou em dezembro, mais perto da data celebrada.

Seja qual for a sua data de escolha, as dicas que trouxemos hoje vão ajudar todo mundo nesse preparativo.


1) Escolha um tema

No mundo moderno, a decoração natalina compreende desde personagens de desenhos animados até às tradicionais bolinhas lisas em vermelho. As opções são muitas e você pode navegar até encontrar a sua opção favorita. Lembre-se que a casa é sua e a melhor escolha é aquela que vai te fazer feliz e alegre com a sua casa.

Dois elementos que eu incorporei na árvore são: bolinhas transparentes, para colocar fotos dentro, e pendentes de corações. Nada tradicionais mas são a minha cara e eu adoro ver esses pendente na composição final!

(pendente natalino de coração)


2) Iniciar pelas luzes

Se você gosta de luzinhas natalinas (como eu!), essa é uma das partes mais trabalhosas na hora de montar a árvore. Por ser um fio contínuo, se os pendentes já estiverem na árvore, a chance de você enroscar e derrubar vai ser grande. Por isso, comece por elas! Assim você faz uma distribuição boa e pode até ajustar sem estresse se não ficar como você gostou. É a melhor hora também para medir quando de fio precisa ficar disponível para alcançar a tomada sem sofrimento.

Há várias opções de luzes natalinas disponíveis:

 
(pisca-pisca bolinha)                       (pisca-pisca fio de arroz)

 
    (pisca-pisca estrela)                      (pisca-pisca tradicional)


Se você não gosta das luzes, há também a opção das fitas natalinas, que não precisam ir na tomada. São opções em várias cores e tamanhos, e por serem contínuas, também é melhor iniciar por elas, para não correr o risco de enroscar nada depois. Afinal, mudar uma bolinha de lugar vai te dar menos trabalho do que realocar toda a fita natalina!

 
(árvores decoradas com fita natalina)


E claro, nada impede de você combinar as luzinhas com as fitas natalinas! Quanto maior a sua árvore, mais opções de enfeite vão caber nela.


3) Festão

O festão é um truque ótimo mas pouco valorizado. Ele é coringa para trazer volume na sua árvore se ela não possui tantos galhos, assim ela fica mais cheia. Há vários modelos de festão e você pode escolher um parecido com a sua árvore para se camuflar (verde, nevada, branca, etc) ou um que se destaque, fazendo parte da decoração.

(festão natalino verde)

4) Em seguida coloque os enfeite maiores

Para ajudar a distribuir bem os enfeites pela sua árvore, comece com os maiores enfeites que você tiver. Ah, essa é uma suposição que você também pode se livrar: podem habitar vários tamanhos e modelos diferentes de enfeites e pendentes pela sua árvore. As bolinhas mesmo ficam lindas quando mescladas os tamanhos grandes com tamanhos menores.

Distribua os pendente maiores pela árvore para trazer harmonia na dimensão. Ou seja, comece pelas flores e picks natalinos, pelas bolinhas maiores, laços médios e grandes, entre outros.

 
(bolas natalinas)                            (flores natalinas)   


5) Acomode os enfeites menores

Agora olhe para a sua árvore e identifique os locais que estão vazios. Aproveite pra preencher esses espaços com os enfeites menores, que se acomodam facilmente entre os maiores. Boas opções para preencher esses espaços, além das bolinhas menores, são as mini pinhas, flocos de neve, mini papais-noéis, estrelas, mini laços, entre outros. 

 
(mini pinha e bengala natalina)              (mini esquilos natalinos)    


6) Ponteira 

Para finalizar, não pode faltar a ponteira da árvore. Normalmente, a ponteira tem um tamanho e cores mais chamativos. Você pode utilizar a tradicional estrela, um laço grande ou até boneco de Papai Noel!

 
(laço como ponteira)                            (ponteira de estrela)


7) Extra: encubra os pés da árvore

Para deixar a sua árvore ainda mais charmosa, você pode preencher o espaço vazio embaixo dela. Tradicionalmente esse espaço é preenchido com os presentes que serão distribuídos na noite de Natal. Mas os presentes ainda não estão todos comprados, para não deixar os pés aparentes, há opções de saias para a árvore que enfeitam esse espaço. Depois você pode colocar os presentes em cima dela sem problemas!

(árvore natalina com saia)



Você também pode optar por não colocar os presentes embaixo da árvore e preencher esse espaço com decoração. Presépios, caixas de presentes luminosas, bonecos natalinos, entre outros.

E você, como gosta de enfeitar a sua árvore?

Até a próxima!