O papel de parede autoadesivo ganhou grande popularidade nos últimos anos. A fácil aplicação em casa e o preço mais em conta em relação aos papéis de parede tradicionais são fatores que garantiram o sucesso do novo modelo de personalizar a sua casa.


A facilidade da aplicação permite com que você troque a decoração sem estresse, personalizando o quarto do bebê ou aquela parede vazia na sala. Sempre quis uma parede de quadro negro para escrever com giz suas atividades diárias? Já existe um papel de parede autoadesivo para isso! E se você não gostar do resultado, você pode remover e aplicar outro papel no lugar - tomando os devidos cuidados de aplicação, é claro. Até mesmo superfícies como bancadas de cozinhas e móveis como gaveteiros já estão sendo personalizados pelas diversas estampas dos papéis de parede. 

Já ficou babando na parede instagramável de tijolinhos brancos na sala daquela influencer? Você pode copiar o look com placas 3D autoadesivas em casa:

 

Em casa nós aplicamos o papel de parede de lousa preto em um cantinho na sala e um papel de parede colorido no lavabo. Na sala anotamos a lista de compras do mercado, a senha do Wi-fi para as visitas e aproveitamos para soltar a criatividade desenhando algumas plantas para aproveitar e adicionar uma decoração a mais, tudo com giz. É só passar um paninho com álcool para apagar e ter um espaço em branco de novo. No Pinterest você encontra várias inspirações em como usar e decorar a sua parede com o giz.

   

No lavabo aplicamos uma estampa com amarelo, branco, cinza e preto para trazer uma corzinha a esse espaço que era sem graça. Como ele é estreito (da largura da porta), achamos que o papel de parede na vertical podia dar um impacto muito grande a quem abrisse a porta e desse de cara com a estampa. Optamos então por colocar o papel de parede na horizontal e na parede do fundo e lateral, deixando um espacinho em cima para outras decorações mais sutis:

   

Se você olhar de pertinho vai ver algumas imperfeições nessas aplicações e por isso mesmo segue abaixo um passo a passo e várias dicas valiosas que aprendemos na prática para o seu papel de parede ficar perfeito!

O papel de parede autoadesivo pode vir em rolos, nos casos de personalizações lisas, ou em placas, no caso de personalizações 3D. Nós aplicamos os de rolo, mas já vimos que o de placa aparenta ser bem mais fácil.

Como aplicar:

1) Limpe a superfície em que você vai aplicar o papel de parede retirando poeira, relevos e sujeiras na base. Devido ao papel ser autocolante, sua espessura não garante que sujeiras em cores vibrantes serão cobertas e elas podem aparecer mesmo que você faça a aplicação certinha. Por isso é importante escolher uma parede em tons claros e lisa (que não tenha uma estampa antiga colorida, por exemplo) para a aplicação do seu papel. A limpeza da superfície também garante a maior adesão e durabilidade do papel na sua parede. Nessa hora não esqueça de tirar as caixinhas de interruptores e tomadas se tiver.

2) Escolha seu ponto de partida e nivele o papel. Nesse momento uma fita crepe será uma ótima aliada para você mexer e alinhar o papel de parede onde ele precisa ficar. Não se preocupe com sobras ou com paredes que não são perfeitamente simétricas: tudo pode ser consertado e alinhado depois com um corte cuidadoso de estilete. Portanto, opte por ter uma sobra nas extremidades em vez de economizar no papel nesses locais para facilitar a sua vida depois.


3) Após definir o local de partida, retire cuidadosamente e, principalmente, aos poucos, a folha que protege o adesivo e aplique a primeira parte do papel na parede. Se você errou no momento dessa primeira aplicação não se preocupe, é só retirar e alinhar onde você quiser de novo. Para ir colando o papel, evitando bolhas e mantendo a aplicação uniforme, recomendamos que você mantenha a folha levemente afastada da parede e vá aderindo com o uso de um pequeno pano com movimentos circulares, como se limpasse uma janela. O uso de uma espátula (ou até mesmo um cartão) no lugar do pano também é recomendado, mas com ele há um risco maior de danificar e rasgar seu papel durante o processo - além de ser mais demorado devido ao cuidado extra requerido na aplicação. No caso de placas 3D, a aplicação fica mais fácil pois não há riscos de bolhas e as placas se encaixam lado a lado facilmente. Basta retirar a cola e aplicar na parede junto as extremidades de cada placa.

4) Repita o processo de aplicação folha a folha, ou placa a placa, até cobrir toda a superfície desejada! Lembre-se que se o desenho do papel de parede for contínuo, as próximas folhas terão o lugar já predefinido de aplicação e é preciso fazer esse alinhamento para a sua estampa não acabar torta, que foi o que aconteceu conosco. Tivemos que fazer pequenas remendas para que os quadradinhos da estampa se encontrassem.

 

5) Por fim, avalie o resultado da sua aplicação. Ficaram bolhas? Você pode tentar retirá-las repetindo o movimento circular com o pano ou fazer um pequeno corte com estilete na bolha, o que permitirá que o ar saia e deixe sua parede lisa novamente. Todas as nossas bolhas sumiram ao passar o pano uma segunda vez. Ficaram sobras? Retire-as com o auxílio de um estilete afiado, prestando atenção em todas as extremidades: inferior, superior e laterais. Uma régua é uma ótima forma de manter seu corte preciso nessa hora, deixando seu estilete com apoio dos dois lados - em um a régua e em outro o canto da parede. É a hora de cortar também a caixinha do interruptor e das tomadas. Você não precisa ser tão caprichoso ao recortar esses locais pois a caixinha do interruptor que você retirou no início vai voltar e cobrir boa parte desse corte. Lembre-se só de não cortar demais a ponto de passar a largura dela. E agora é só esperar secar! 

Sua aplicação terminou e seu ambiente já está transformado. Nós aplicamos nossos papéis há mais de 3 anos e até agora não tem nem sinal de descolar, então pode investir sem medo.


E não podia deixar de dar a última dica: na Leleka você encontra várias opções em papel de parede para transformar seu ambiente e até reduzir seu estresse: presenteie seus filhos com o papel de parede de quadro branco e ele vão poder desenhar nessa parede a vontade. É claro que as nossas duas escolhas são de lá e estão devidamente aprovadas.

Vejo vocês na próxima dica 😃