Oi pessoal! O Natal está no horizonte e por aqui ADORAMOS os enfeites e decorações que ajudam a trazer todo o clima Natalino para casa. Vocês também gostam dessa época do ano?

Como é de costume, as famílias se reúnem para celebrar o Natal e cear juntos. Esse encontro costuma ser um evento e adoramos caprichar na comida e na decoração para esse momento especial. Para ajudar você a compor a sua mesa posta natalina, trouxemos algumas dicas fáceis de reproduzir para você encantar a todos.


Escolha bem suas cores

As cores são o marco das festividades Natalinas, mas não são restritivas. As decorações natalinas vão muito além dos clássicos dourado, vermelho, verde e branco, aparecendo até o lilás nos últimos anos. Porém, se você adicionar um toque de qualquer uma das cores clássicas, aliadas as suas cores de preferência, o clima Natalino já surge espontaneamente! Muitas vezes, apenas um ou dois elementos já são o suficiente. As cores podem ser trazidas de diversas formas, como você pode ver no exemplo abaixo. Algumas opções são: trilho de mesa, copos, talheres, pratos, sousplat, adornos na mesa, entre outros.


 
 

Claro, se você não gostar de nenhuma das cores clássicas, existem outros modos de deixar a sua mesa com o clima natalino! Acompanhe as próximas dicas.


Use "anéis" para guardanapo

O anel para guardanapo é um dos destaques de qualquer mesa posta, pois fica acima dos pratos em um local de muita visibilidade. Mas você não precisa usar exatamente um anel, há outras possibilidades que decoram a mesa e trazem o clima natalino. 

Entre algumas opções que fazem a vez estão a fita natalina (e há várias maneiras de fazer amarração), as clássicas bolinhas, estrelas natalinas, enfeites de papai Noel e boneco de neve, flores natalinas, entre outros. 


 
 


Abuse de velas e pontos de iluminação

Os pontos de iluminação trazem muito charme e sofisticação à qualquer mesa. Para dar esse efeito você pode usar velas de cera, velas de led, fios de led e até o pisca-pisca no caso da mesa natalina. Todos os tipos de pontos de luz são bem vindos, mas é necessário ter alguns cuidados para não termos acidentes. As velas de cera são inflamáveis e devem em uma distância segura de outros elementos e decoração da mesa. Os modelos de pisca-pisca que vão à tomada tem fios, se não estiverem bem colocados, podem causar acidentes pela sala. Para trazer iluminação, meu adereços favoritos são as velas de led pois não são inflamatórias e não precisam de fios para iluminar a mesa. Se inspire com as fotos abaixo!


 
 


Adicione flores e plantas

Flores a plantas, naturais ou artificiais, também dão um toque de sofisticação à sua mesa. Combinadas com pontos de iluminação, ficam um ótimo combo! Não tenha medo de a sua mesa ficar "muito cheia", conforme você vai adicionando os itens a composição começa a aparecer e ficar harmônica. Repetição é a chave, busque repetir cores em mais de um elemento na sua mesa, repetir o item decorativo (como dois vasos com a mesma planta em casa extremidade da mesa) e você verá a mágica acontecer.


 


Ainda não está no ponto certo? Reaproveite as decorações Natalinas

Se você ainda sentir que a sua mesa está vazia, não tenha medo de utilizar outras decorações natalinas que estão na sua casa. Bons exemplos de elementos são vasos de vidros transparentes com bolas natalinas, pinhas decoradas, cestos natalinos, mini árvores de Natal, entre outros. Não tenha medo de arriscar, teste as suas opções!


 
 


E você, gosta como da sua mesa posta Natalina?