Suas plantas estão enormes e você vai precisar podá-las? Não precisa descartar os ramos, com a propagação pela água você consegue fazer mudas das suas plantas e manter elas do tamanho que você gosta de um modo super prático e de quebra ainda decora mais a sua casa. 


(Jiboia na água)


Nem toda planta se dá bem com a propagação na água, então pesquise antes se a sua espécie vai bem. Exemplos de plantas que eu já propaguei e são comuns nas casas brasileiras são: a popular Jiboia, Espada de São Jorge e o Filodendro. Já tentei também com algumas suculentas e até com a Begônia Maculata e deu super certo.


(Jiboia na propagação na água)


Segue o passo a passo:

1) Escolha um galho ou uma folha saudável e já adulta. Se sua planta já está adoecida, ela não está nas melhores condições para se recuperar e ainda criar raízes. As folhas mais novas também ainda estão direcionando seus esforços para crescer, então elas já saem em desvantagem em  relação as folhas adultas e nós queremos escolher uma opção que tenha a melhor chance de sucesso, não é mesmo?

2) Corte o galho com uma tesoura limpa, de preferência abaixo do nó da folha. "Nó" é aquele pedacinho da planta onde as seções se ramificam, ou seja, onde tem mais de uma folha crescendo. Também pode dar certo sem o nó da planta, que foi como eu fiz com a Maculata (abaixo) mas as chances diminuem;


(Maculata na água)

(Raízes da Maculata)


3) Lave um recipiente e encha de água. É aí onde vamos colocar o nosso galho ou folha. Uma boa dica é encontrar recipientes com um formato que dê sustentação a sua planta, prefiro vasos estreitos ou com um bocal fechado, assim ela não fica caindo e nem mergulha na água sem querer. Deixe as folhas fora da água, mas o nó (ou a ponta da folha) submerso:


(Raízes na propagação por água)


4) Mantenha seu vaso em local com a luminosidade que a sua planta precisa, do mesmo modo que seria se ela estivesse em um vaso com substrato. E não se esqueça de trocar a água pelo menos a cada dois dias! Isso vai garantir a renovação dos nutrientes que a planta precisa e evita propagação de mosquitos e doenças.

5) Depois que as raízes crescerem, você pode transferir a muda para um vaso com substrato! Ou, a depender da planta, continuar cultivando ela na água mesmo. O Filodendro abaixo está há mais de 6 meses na água e continua crescendo.


(Filodendro na água com argila expandida)


Não se assuste se algumas folhas amarelarem e caírem, faz parte da renovação e crescimento da planta. Normalmente você vai observar, junto com algumas folhas caindo, o crescimento de novas folhas. Observe sempre como sua planta está se desenvolvendo, pois também pode ser necessário adicionar fertilizantes para incentivar o seu desenvolvimento. Há fertilizantes específicos para a a água!

E você, já propagou plantas em água? Compartilha com a gente!


(Jiboia na água)


Até logo!