O Dia dos Namorados é uma data para pararmos a correria do dia a dia e celebrarmos quem está do nosso lado, não é? Para nós, que gostamos de cozinhar, não tem nada melhor do que passar esse dia cozinhando e testando novas receitas. Por isso, esse ano adiantamos o nosso Dia dos Namorados para testar duas receitas (uma de prato principal e uma de sobremesa, que está no outro post) como sugestão para vocês! 


(risoto empratado)

São duas receitas de dificuldade baixa mas muito saborosas, que você pode deixar pronta para surpreender mozão ou deixar para cozinharem juntos. Ah, o ideal é fazer a sobremesa algumas horas antes, então não deixe de ler o outro post para se organizar.

Prato Principal: risoto de linguicinha com gorgonzola 

Mas se você não é fã desses ingredientes, calma! Já que o risoto é uma receita versátil, do jeito que gostamos, os ingredientes principais podem ser trocados para agradar todos os gostos. Você pode trocar a linguicinha por bacon e até o gorgonzola por parmesão. Gorgonzola é um queijo de sabor forte e nem todo mundo gosta dele (culpada!), mas essa receita suaviza bastante o seu sabor e surpreende, prometo. Escolha os seus favoritos e vamos para a receita.


Ingredientes

- 500 gr de arroz arbóreo 
- 1 cebola pequena e 6 dentes de alho (esses ingredientes você pode dosar de acordo com a sua preferência também) 
- 2 caldos de bacon (ou de legumes) 
- 1 xícara de vinho branco seco 
- 500 gr de linguicinha (usamos a toscana)
- 1 xícara de queijo gorgonzola em pedacinhos 
- 1 colher de manteiga e um fio de óleo para refogar 


(ingredientes)

Para quem já tem o costume de fazer risoto: não tem segredo nessa receita, é só fritar os ingredientes na sequência (a linguicinha ou bacon antes do arroz) e seguir o passo a passo de costume. Você já pode pular para a parte da sobremesa se preferir ou continuar lendo apreciar as fotos dessa receita e se animar para fazer em casa! 
 
Se você ainda não tem muita experiência, segue um passo a passo de como eu faço ele cheio de dicas para você não ter medo de errar. 


Como fazer

Antes de começar, gosto de deixar tudo picado para não me afobar depois. Ainda não adquiri as habilidades de ligar o fogão e ir cortando as coisas conforme a comida cozinha, quase me desespero! Então trituro a cebola e o alho no processador juntos mesmo, mas você pode separar se preferir, devido a diferença de tempo de cozimento dos dois. 


(cebola e alho)
 

Abro a linguicinha e "esfarelo" ela com as mãos, tento tirar as gorduras maiores nessa hora e deixar ela bem separadinha para ficar homogêneo no prato. Pico o queijo gorgonzola em pedaços, mas não precisa se preocupar muito com o tamanho, eles vão derreter completamente depois. 


(gorgonzola)
 

Você pode separar o vinho em uma xícara, eu costumo colocar no olho (o suficiente para chegar na altura do arroz na panela, mas não cobrir) e só por isso não separo ele nesse momento. E por fim coloco os dois caldos de bacon em uma leiteira (panela, enfim, o que você tiver para ir ao fogo) com 1 litro de água. Se sua leiteira for maior, pode enchê-la também, utilizaremos aproximadamente 2 litros de água na receita no total. Para quem tem uma leiteira menor, teremos que repor a água depois. 
  
Gosto de fazer risoto em frigideiras largas e mais baixas, mas, se você não tiver, pode utilizar uma panela funda - por experiência, ela também dá certo apesar de reter mais água. Vamos ligar a leiteira com o caldo de bacon em fogo baixo e deixar uma concha para auxiliar na hora de passar o caldo para a frigideira do lado. 
 
Primeiro, vamos colocar a colher de manteiga e o fio de azeite na frigideira e refogar a cebola e o alho, até eles dourarem. Em seguida junto a linguicinha (ou o bacon) para fritar, amassando bastante para ajudar a separar em pequenos pedaços e espalhar bem o sabor no risoto. Para mim o tamanho ideal da linguicinha são pequenas lascas, mas fica a seu critério se preferir ele mais "pedaçudo". 


(linguicinha e temperos)

Depois que a linguicinha já está dourada e esfarelada, junto o arroz arbóreo na frigideira. Você pode adicionar mais um fio de azeite nesse momento se achar necessário. Refogue bem o arroz, até ele ficar bem branquinho. Mexa sempre para não ter perigo de queimar, esse processo demora um pouquinho. 

(junte o arroz arbóreo)
 
Depois despeje o vinho branco e mexa até ele evaporar quase por inteiro. A partir de agora, vamos colocar o caldo de bacon aos poucos até o cozimento estar completo. Costumo colocar duas conchas por vez, mexo até ele começar a secar e coloco o caldo de novo. Esse processo leva tempo - em torno de 15 minutos - e vou provando para ver se o arroz está no ponto que eu gosto. Algumas pessoas gostam dele mais al dente, mas eu prefiro ele bem macio e por isso leva mais tempo. Após o arroz atingir o ponto de cozimento ideal para mim, deixo o caldo secar até ele ficar quase grudento e desligo o fogo. Agora é só juntar o queijo e mexer bem para ele derreter por completo.

(junte o queijo)

E está pronto o seu risoto! Nós servimos ele com creme de vinagre balsâmico porque achamos que combina muito bem. Na verdade achamos que esse creme combina bem com qualquer risoto rs fica a dica!


E esse foi o prato principal do nosso cardápio do dia dos Namorados, com praticidade e sabor. E vocês sabem, to-dos os utensílios que aparecem na nossa jornada culinária acima são da Leleka Hipper. 
 
Veja também a nossa sugestão de sobremesa: o cheesecake. Depois me conta como ficou a sua versão do risoto!
 
Até a próxima!