Ainda na ideia de celebrarmos quem está do nosso lado, trouxemos também uma receita de sobremesa para fechar o Dia dos Namorados com chave de ouro e ainda é super fácil.

Essa receita precisa esfriar e ficar algum tempo na geladeira, então tente fazer pelo menos 4 horas antes do jantar (um dia antes é o ideal) para ela estar geladinha na hora de servir. Não esqueça de conferir nossa sugestão de prato principal no outro post!


(cheesecake ao forno)

Sobremesa: cheesecake com geleia de amora 

O cheesecake é uma sobremesa bem versátil! Por ter um recheio neutro, a cobertura dele pode variar de acordo com o que você preferir: ganache de chocolate, geleia de frutas, goiabada e muitas outras opções. Até mesmo sem cobertura ele fica uma delícia. 


(preparação)

Siga o passo a passo abaixo para fazer a base e depois é só cobrir com o que mais te agrada. 

 

Ingredientes da base

- 1 e 1/2 pacote de biscoito de maisena 

- 6 colheres de sopa de manteiga ou margarina sem sal derretida 

 

Ingredientes do creme

- 600 gr de cream cheese 

- 1 caixinha de leite condensado 

- 3 colheres rasas de açúcar 

- 2 ovos 

- 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha 


(ingredientes)
 

Fiz essa receita em uma forma de coração (fofíssima!) de aproximadamente 26 cm e alta (vide fotos abaixo). Você pode adaptar a receita de acordo com a sua forma. Se ela tiver uns  20 centímetros, por exemplo, aconselho a utilizar metade dos ingredientes. 

 

Como fazer

Para começar, vamos deixar a base pronta. Triture toda a bolacha maisena em um liquidificador ou processador até ela virar uma farofinha. Eu costumo despejar a farofa na forma e ir colocando a manteiga derretida aos poucos, misturando nela mesmo para não sujar mais uma cumbuca rs e funciona muito bem. 


(mistura para a base)

Depois que a misturinha da manteiga com a bolacha já estiver homogênea e úmida, molde a base na forma fazendo uma pressão com as mãos mesmo. É só ir amassando e não tem problema se ela não sair perfeitamente alinhada, minha borda lateral ficou mais altinha mesmo. Se a sua forma for de fundo falso, tente cobrir o limite dela, para evitar possíveis vazamentos. Eu sempre utilizo uma segunda forma embaixo, normalmente de pizza que é grande, para evitar vazamentos no forno nesses casos. Nessa receita, eu cobri bem o limite e a forma segurou todo o recheio perfeitamente.


(base moldada)


Depois de fazer a sua base, leve à geladeira por cerca de 15 minutos, ou enquanto você prepara o recheio. Antes de começarmos a preparar o recheio (que é bem rápido), pré-aqueça o forno em 180º C. Agora pegue o seu liquidificador, batedeira ou o fouet para bater à mão mesmo, e vamos misturar os ingredientes. Misturamos primeiro o cream cheese com o leite condensado e aos poucos adicionamos os ovos, o açúcar e o extrato de baunilha. Sendo sincera, eu retiraria o açúcar da receita porque o resultado para mim ficou um pouco doce. Matheus, no entanto, provou e se duvidar colocaria até mais açúcar. Então deixamos a critério de vocês, quem gosta de um doce mais leve, não precisa por o açúcar, não vai influenciar muito no resultado da textura do seu cheesecake.

Assim que todos os ingredientes estiverem juntos na batedeira ou liquidificador, bata por aproximadamente 10 minutos para o creme ficar fofo e uniforme. Na mão, esse tempo vai ser um pouco maior, note se a massa está com bolhinhas o que significa que ela já está ficando fofa. Após finalizar a sua massa, despeje o creme na base com cuidado e devagar e leve ao forno.


(preparação pré forno)

Nosso cheesecake ficou 30 minutos no forno, mas pode variar dependendo do tamanho e até da marca dos ingredientes. Você pode fazer o teste do palitinho depois de meia hora, que funciona perfeitamente. A textura que estamos procurando é quando as bordas estão firmes mas o centro ainda balança como se fosse uma gelatina. Após notar que o palitinho saiu limpo, desligamos o forno e deixamos ele lá por mais 15 minutos. 


(cheesecake assado)

Mesmo assim o coitado deu uma murchadinha, mas foi uma murchada simpática porque formou um coração nas bordas e serviu de barreira para a minha cobertura não escorrer. Mas para não acontecer com vocês, eu li algumas dicas e já ajustei as instruções: por exemplo, pode ser que eu tenha batido demais o creme e por isso já reduzi o tempo da batedeira. 

Ao retirar a cheesecake do forno, deixe ela esfriar em temperatura ambiente e só depois de esfriar leve à geladeira por pelo menos uma hora. Depois de gelar você pode desenformar se quiser, passe uma faquinha na beirada da forma para ajudar a soltar, mesmo que ela seja de fundo falso. E então é só empratar e despejar a cobertura de preferência!


(aplicando a cobertura)

Como a nossa foi uma geleia de amora, foi só abrir o potinho e ir espalhando com uma colher. Apesar da murchadinha, juro que o resultado ficou uma delícia e é uma das receitas de cheesecake mais simples de fazer que já encontrei.

E esse foi o nosso cardápio do dia dos Namorados, com praticidade e uma delícia. E vocês sabem, to-dos os utensílios que aparecem na nossa jornada culinária acima são da Leleka Hipper, inclusive a forma de coração, que eu sei que você se apaixonou também.


(cheesecake pronto)

Se fizer a receita, me conta o resultado se o seu cheesecake foi mais bem sucedido que o meu rs

 

Até a próxima!