Oie! Hoje o papo aqui no Blog da Leleka é um pouco diferente. Vamos falar sobre como armazenar os alimentos para que eles durem mais na sua casa!

As dicas que encontramos por aí variam bastante nesse processo e as vezes você pode se sentir perdida, já que para cada tipo de alimento tem um processo diferente e você sente que não vai dar conta de fazer cada um deles. Bom, pelo menos eu me sentia assim e sempre esquecia as dicas específicas rs Mas há dicas que são coringas e servem para a maioria dos alimentos, e hoje nós vamos falar sobre elas! Assim você pode começar a melhorar a durabilidade dos alimentos na sua casa e começar a introduzir os métodos mais específicos de conservação aos pouquinhos.


Dica 1: Vede ao máximo suas embalagens e potes

Muitos alimentos perdem suas características e sabores se ficam abertos devido ao processo de oxidação. Quanto mais expostos, maior a oxidação e consequentemente, mais rápida a perda da sua comida. Por isso, vedar as embalagens é uma dica de ouro que vai te ajudar muito.

Como fazer: para ajudar com essa tarefa nós utilizamos dois recursos que facilitam as coisas aqui em casa, os potes herméticos e os sacos à vácuo.


(potes herméticos)

Quando utilizamos potes herméticos, que são aqueles que impedem a entrada de ar, e embalagens a vácuo, é possível conservar os alimentos por mais tempo. Os potes herméticos (a depender da marca) podem ir a geladeira, freezer e até lava louça. Nós usamos também para conservar granola e biscoitos porque mantém a crocância deles, e para armazenar temperos, porque segura muito bem os cheiros de temperos fortes que compramos a granel, como alho e fumaça em pó. 

Já os sacos a vácuo usamos principalmente para os frios na geladeira (mas eles podem ir no freezer também!). Aqui em casa, por exemplo, os queijos chegam a durar até 5 vezes mais no saco a vácuo na geladeira, é uma baita diferença. Não deixamos mais os frios em potes ou na embalagem original.


(saco a vácuo)


Nós compramos um kit com 6 sacos tamanho P, 6 sacos tamanho G e a bombinha manual. Como os sacos são reutilizáveis e somos em dois, essa quantidade dá super conta do nosso dia a dia e foi uma virada de chave, pois aprendemos o quanto podíamos ganhar em conservação e economizar com comidas (e até economizar sem saquinhos descartáveis) de um modo muito fácil.


Dica 2: Tire o máximo de água das frutas, verduras e folhagens

Frutas, legumes e verduras frescas devem sempre ser higienizados antes do consumo. Se você é do tipo que lava tudo antes de armazenar, essa dica é essencial: secar ao máximo esses alimentos para aumentar a durabilidade. A água no alimento aliada a temperatura baixa da geladeira pode até queimar suas folhagens e isso já aconteceu muito aqui em casa rs

Como fazer: aqui em casa usamos três produtos que ajudam com essa tarefa, o clássico seca saladas, a toalha de papel no pote e o caçula pote com grade. Esse último é caçula porque aqui em casa conhecemos faz pouco tempo, mas já vimos boas vantagens em usar ele.

O seca saladas é sempre o primeiro passo por aqui e é muito eficiente. Para usar, basta colocar as folhas no cesto e girar a centrífuga. Mas se atente para a quantidade colocada no seu seca salada, se as folhas forem demais, a secagem não vai ser eficiente! Coloque aos poucos e ele já vai fazer um bom trabalho.


(seca saladas)


Depois dessa secagem prévia, nós armazenamos as folhagens, frutas miúdas (como uva ou morango), tomate cereja, entre outros, ou em potes forrados com papel toalha para absorver os resquícios de água que podem ter ficado, ou em potes com grade. Esse último nós utilizamos mais para as frutas, mas eles podem ser utilizados com qualquer alimento. São ótimos porque a grade cria uma distância entre o alimento e o fundo do pote, assim qualquer resquício de água vai descendo com a ação da gravidade e as frutas ficam sempre secas pois não encostam no fundo.

(pote com grade)


Dica 3: Congele alimentos

O congelamento pode ser feito em praticamente todos os alimentos, desde frutas e verduras até refeições completas. Por incrível que pareça, massas de bolo e panquecas podem ser congeladas para você ter sempre refeições fresquinhas. Aqui em casa nós costumamos congelar: frutas mais maduradas, como morango e banana que estão sempre no nosso congelador (fica super cremoso depois para fazer uma vitamina); couve, que utilizamos em sucos verdes; feijão e outras leguminosas já cozidas; queijo parmesão; entre outras.

Como fazer: nós usamos principalmente os sacos a vácuo para o congelamento. Ele é uma mão na roda também porque tem um lugar para escrevermos a data que estamos congelando, possibilitando que saibamos se os alimentos ainda estão propícios ao consumo. Nós também usamos potes plásticos, mas dos mais resistentes, para armazenar alimentos que não vão bem no saco, como o feijão já cozido com caldo. 

(saco a vácuo)


Aqui fica uma ressalva importante: você até pode congelar feijão e outras leguminosas já temperadas, mas a durabilidade cai muito. Então a dica é congelar eles sem tempero e ter um temperinho pronto à mão para fazer na hora. 

Outra dica bacana no processo de congelamento é aumentar a potência do seu freezer antes mesmo de começar a preparação dos alimentos que vão cozer, para que depois eles congelem mais rápido. Quanto mais rápido o congelamento, menor será a perda dos nutrientes e características dos alimentos. Ou seja, não precisa esperar o seu feijão, por exemplo, esfriar antes de colocar no freezer. O ideal é já tirar do fogo e armazenar, mas para isso não esqueça de usar potes resistentes!


Bom, essas são as dicas mais coringas e também as mais utilizadas por aqui. E você, tem alguma dica que mudou a durabilidade dos alimentos na sua casa? Conta pra gente aqui nos nos comentários!

Até logo,