Oláaa! Estamos de volta com a receita mais fácil de torta doce que eu já fiz. Sabe a facilidade de fazer um mousse? É isso, só conta com a massa e com a cobertura, que também são facílimas.

Você já deve ter imaginado que estamos falando da torta de limão, receita clássica que todo mundo gosta. Bora fazer?


(torta de limão no prato)

 Ingredientes da base

- 1 e 1/2 pacote de biscoito de maisena 

- 6 colheres de sopa de manteiga ou margarina sem sal derretida 


(ingredientes da base)


 Ingredientes do recheio

- 1 lata de leite condensado 

- 1 caixinha de creme de leite

- 4 limões (vamos utilizar o suco e as raspas, segura ele aí)


(ingredientes do recheio)


 Ingredientes da cobertura

- 1 caixinha de chantilly (gelada, você pode procurar elas no mercado já na geladeira se estiver com pressa)

- raspas de limão para decorar


Você já deve ter notado que a cobertura que usamos aqui nessa receita não é a tradicional de merengue. Pois bem, pela pressa que estávamos no dia e para prevenir o risco de dar errado (já que eu nunca tinha feito merengue), optamos por usar o clássico chantilly. No final, até preferi essa cobertura porque ela dá uma quebrada no doce da torta e eu não sou chegada muito a doces... testa e depois me conta o que achou dessa versão!


Como fazer

A primeira coisa é garantir que nosso chantilly está gelado, então já coloca na geladeira se você comprou ele em temperatura ambiente! Isso vai salvar um bom tempo depois. 

Vamos colocar a mão na massa! Vamos começar pela base, então vamos ligar o nosso forno para pré-aquecer a 180º C. Se você já leu a nossa receita de Cheesecake com geleia de amora, deve ter notado que os ingredientes da base são os mesmos. O modo de fazer também o mesmo, super simples: vamos triturar toda a bolacha maisena em um liquidificador ou processador até ela virar uma farofinha e ir colocando a manteiga derretida aos poucos, misturando os dois ingredientes. 


(fazendo a base da torta)


Pode ser direto na forma para sujar uma bacia a menos rs e assim que os ingrediente estiverem misturados e homogêneos, vamos moldando a base da torta com as mãos, apertando levemente até a camada de espalhar por toda a forma e ficar com a mesma altura. Faça furinhos na massa com um garfo para o caso de ela subir enquanto assa.


(moldando a base da torta)


Como a minha forma era de fundo falso, eu tentei cobrir o limite dela, para evitar possíveis vazamentos do recheio depois. Leve a base ao forno por 15 minutos a 180º ou até dourar. Depois deixe esfriar antes de colocarmos o recheio! Falando em recheio, você pode começar a fazê-lo enquanto sua base está no forno.

Para o recheio, vamos espremer os 4 limões e colocar no suco no liquidificador, junto com o creme de leite e o leite condensado. Para aprimorar o sabor, também colocamos as raspas de limão na mistura - mas não esqueça de reservar uma parte das raspas para a cobertura. 


(recheio da torta)


Depois, batemos os ingredientes por alguns minutos no liquidificador, até a mistura ficar homogênea e está pronto o nosso recheio. 

Com a forma já resfriada, despeje o recheio na base e leve a torta à geladeira para ganhar consistência por pelo menos uma hora!  


(despejando o recheio)

(ajustando o recheio)


Enquanto a torta ganha consistência, nós vamos a cobertura. Faça o chantilly de acordo com as instruções na embalagem. O que pegamos era apenas o conteúdo da embalagem na batedeira até encorpar. Esse processo levou cerca de 10 minutos e sabemos que o chantilly está na consistência certa quando ele não cai facilmente. Faça o teste, pegue uma colher, encha com o chantilly e deixe de cabeça para baixo. Caso ele caia, bata por mais tempo, até que ele fique na colher quando você repetir esse teste.

(chantilly)


Por fim, a montagem é simples como foi toda essa receita. Despeje o chantilly em cima da torta. Aqui você pode ajustar e espalhar a cobertura com uma espátula ou até com um bico decorador para ficar mais charmoso. Coloque as raspas de limão para decorar e tchã-nam, está pronta a nossa torta!


(montagem final da torta)


Virou uma das nossas sobremesas favoritas para fazer para várias pessoas. Me conta como você gosta da sua torta!

Até logo,